quinta-feira, 31 de julho de 2014

IBOPE: Pesquisa revela preferência do eleitorado para os Governos de SP, MG, RJ, PE e DF


A pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (30) apontou a preferência do eleitorado para os governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a primeira avaliação do Ibope realizada após o registro das candidaturas.
Entre os que lideram a preferência do eleitorado estão: Geraldo Alckmin, em São Paulo; Anthony Garotinho, no Rio de Janeiro; José Roberto Arruda, em Brasília e Fernando Pimentel, em Minas Gerais. Os números também mostram empate técnico em Minas e Rio de Janeiro.
São Paulo
Candidato à reeleição, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. De acordo com os números do Ibope, o tucano tem 50% das intenções de voto, percentual suficiente para assegurar a reeleição no primeiro turno.
Somados, todos os outros candidatos a governador têm 21%, menos da metade do patamar de Alckmin. Em segundo lugar, o empresário Paulo Skaf (PMDB) aparece com 11%. E o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%.
Considerando a margem de erro — três pontos percentuais para mais ou para menos, Skaf e Padilha estão empatados tecnicamente. No entanto, também há empate técnico entre o petista e outros cinco candidatos de partidos nanicos que alcançaram 1% cada um.
O candidato petista é o que tem a maior taxa de rejeição: 19%. Já o governo tucano é avaliado como “ruim ou péssimo” por 19%.
Ainda de acordo com o levantamento, encomendado pela TV Globo, brancos e nulos somam 15%. O instituto ouviu 1.512 pessoas entre 26 e 28 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00272/ 2014.
Rio de Janeiro
O deputado federal Anthony Garotinho (PR) lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (30). Ele tem 21% da preferência do eleitorado, segundo Ibope.
No entanto, o senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%, e o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 15%, aparecem empatados tecnicamente com Garotinho. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O senador Lindbergh Farias (PT) registrou 11% das intenções de voto. O levantamento indicou que 21% pretendem votar em branco ou nulo.
Conforme a pesquisa, Garotinho também é o mais rejeitado – 44% dos entrevistados declararam que não votariam no parlamentar. E 31% disseram considerar “ruim ou péssima” a gestão de Pezão.
Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 26 e 28 de julho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00271/ 2014.
Distrito Federal
Condenado por improbidade administrativa em segunda instância, José Roberto Arruda (PR) tem 32% das intenções de voto na disputa pelo governo do Distrito Federal, conforme pesquisa realizada pelo instituto Ibope.
Em seguida, aparecem o atual governador Agnelo Queiroz (PT), com 17%, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%, Toninho do Psol (Psol), com 6%, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 6%, e Perci Marrara (PCO), com 1%.

Agnelo Queiroz aparece com a maior taxa de rejeição: 46%. Arruda é rejeitado por 32% dos entrevistados. Ele já foi governador do DF. Chegou a ser preso. Foi condenado pelo esquema conhecido como “mensalão do DEM” e pode ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça eleitoral. O Ministério Público quer que seja declarada a inelegibilidade de Arruda, com base na lei da Ficha Limpa.
A pesquisa foi realizada entre 26 e 28 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00267/ 2014. O instituto ouviu 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Minas Gerais
Os candidatos do PT e do PSDB ao governo de Minas Gerais estão empatados tecnicamente, segundo pesquisa. O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT), aparece com 25% das intenções de voto. Já o tucano Pimenta da Veiga (PSDB), que foi ministro das Comunicações, tem 21%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, a situação é de empate técnico. O resultado do levantamento indica a possibilidade de dois turnos no estado.
O candidato petista aparece com índice de rejeição de 12%. Já 10% disseram que não votariam em Pimenta da Veiga.
Em terceiro lugar, o candidato do PSB, Tarcísio Delgado, alcançou 3% das intenções de voto. André Alves (PHS) e Eduardo Ferreira (PSDC) aparecem com 2% cada um. Os outros três candidatos têm, cada um, 1% das intenções de voto.
Brancos e nulos somam 13% e 31% disseram não saber em quem votar. O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre 26 e 28 de julho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 00268/ 2014.
Pernambuco
No estado de Eduardo Campos,  o senador licenciado Armando Monteiro Neto (PTB) lidera a corrida sucessória rumo ao Palácio do Campo das Princesas.. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela TV Globo, ele teria 43% dos votos, caso a eleição fosse hoje. O segundo colocado é o ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), que aparece com apenas 11%.

Nenhum comentário: